quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ENERGIA VITAL "A existência ou não da vida após a morte"


"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" (LAVOISIER).
A vida, como a entendemos para os seres aeróbicos, certamente termina com o último suspiro, visto o único indício de vida, a respiração.
Quando se fala em vida após a morte, fala-se certamente de outro tipo de vida ou de um conceito bem mais elaborado do aquele simplesmente preso a condição de existência da matéria orgânica.
Quando o homem constrói um robô a bateria, sua condição de vida seria a existência de carga elétrica, a ausência dessa energia retira o diferencial entre este robô e qualquer outro objeto inanimado. Perceba-se que falo apenas da força que impulsiona o robô a falar, caminhar em nada se tratando de inteligência, "capacidade de pensar, raciocinar". Neste caso, para este robô, existe vida após a morte?
Bem, se o que lhe dá vida é a energia elétrica, sabe-se que ela sempre existirá, ainda que assuma outras formas, tenha se transformado, por exemplo, em energia mecânica, energia calorífica.
Quando penso na vida humana, na existência o não da alma, penso que Lavoisier já respondeu essa pergunta, restando apenas saber se a energia que nos move se espalha pelo universo quando cessa a vida orgânica ou se ela continua agrupada num bloco energético chamado espírito, se o pensamento que é imaterial é composto desta energia e se ele persiste mesmo sem seu instrumento material que é o cérebro.
Fique a vontade para continuar escrevendo texto...

Um comentário:

Comentar é irresistível...